Performance Data Warehouse

O Performance Data Warehouse que também é conhecido como Performance Studio é um recurso implementado no SQL Server 2008 que permite a coleta de informações para estudo e análise de performance.

Esse novo recurso é baseado em uma feature chamada de Data Collector e está sobre dois pilares:

  • SSIS (SQL Server Integration Services)
  • SQL Server Agent

Toda a coleta de dados feita é armazenada em um database previamente configurado, e a coleta pode ser feita através dos tipos de coletores abaixo:

  • T-SQL Query
  • SQL Trace
  • Performance Counter
  • Query Activity

O Data Collector gera dinamicamente os resultados gravando em tabelas de output, quando os resultados forem gerados a partir de query devemos ter o cuidado de não incluir na consulta campos com nomes como snapshot_time, snapshot_id ou database_name, isso porque são nomes reservados do Data Collector.

Outra consideração é campos do tipo XML, Text, Image, nText não serão incluídos no retorno e não serão coletados.

As DMVs para consultar o Query Activity Collector são:

    • Sys.dm_exec_requests
    • Sys.dm_exec_sessions
    • Sys.dm_exec_query_stats

Para utilizarmos esse recurso precisamos seguir os passos que eu vou descrever abaixo:

    • Habilitar o Data Collection
    • Configurar o banco de dados que gravará a coleta
    • E analisar os dados
    • Vejamos isso na pratica é muito fácil.

Configurando o Data Collector

No Manegement Studio, abra o Object Explorer e expanda a guia Management, lá haverá um item chamado Data Collection, para habilitar basta clicar com o botão direito e clicar na opção Enable Data Collection

clip_image002

Acesse o Data Collection novamente com o botão direito do mouse e clique na opção Configure Management Data Warehouse, isso abrirá um wizard, basta avançar na tela de Welcome e na próxima tela marcar Create or upgrade a management data warehouse e clique em avançar.

clip_image004

Na próxima tela iremos definir os dados de gravação da coleta, no caso o database. Para isso clique em New, isso fará com que abra a tela de New Database crie um banco de dados chamado coleta, clique em OK, e voltaremos ao Wizard do Data Collection e é só avançar para continuarmos.

clip_image006

Map Logins and Users é onde selecionaremos os usuários e os logins que serão usados para coleta. Nesse caso selecione o usuário que corresponde ao SQL Server Service e a role mdw_admin. Após configurar essa etapa basta avançar e concluir.

clip_image008

Configurando o Management Data Warehouse

Agora que temos o Data Collector configurado, vamos configurar o Management Data Warehouse, clique com o botão direito sobre o item Data Collection e selecione a opção Configure Management Data Warehouse, selecione Set up data collection e clique em avançar.

clip_image010

Na próxima tela, vamos deixar as opções padrão e avançar, ao fazer isso, abrira a tela de autenticação do SQL Server confirme as credenciais e clique em finalizar.

Agendando a coleta

As coletas não precisam ser feitas sempre? Ou precisam? Essa pergunta é respondida apenas com estudo de caso da situação, algumas vezes, na maior parte dos casos vamos coletar apenas em períodos em que uma determinada situação ocorre.

Para realizarmos o agendamento de um item, como exemplo a utilização de disco, vamos expandir o item System Data Collection Sets e clicar sobre Disk Usage com o botão direito e selecionar propriedades.

clip_image011

clip_image013

Na tela de propriedades, sobre a opção Data collection and upload temos o Schedule, clique em New. Isso abrirá a tela de New Job Schedule e é só preencher o nome e o período do agendamento. Veja a imagem abaixo, o agendamento foi feito para acontecer todas as segundas-feiras , quartas-feiras, sextas-feiras e sábados às 13 horas.

clip_image015

Importante lembrar que o agendamento só irá funcionar se o serviço do SQL Server Agent for inicializado.

Relatório

Ok, temos um coletor de informações que esta programado para acontecer em determinado período, mas e como vamos visualizar essas informações?

Simples, na opção Data Collection clicamos com o botão direito do mouse e sobre o item Reports, abrirá o item Management Data Warehouse e nessa opção encontraremos o item Disk Usage Summary.

clip_image017

clip_image019

Espero que esse post tenha sido proveitoso a todos.

Abraço, Rodrigo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s