A importância de uma certificação

Para nós, profissionais de TI, uma certificação comprova a proficiência sobre determinada tecnologia comprovação de plenitude sobre determinada tecnologia, logo torna-se uma responsabilidade muito grande, já que o certificado atesta que o candidato passou por uma rigorosa seleção de questões, situações do cotidiano, análises e em alguns casos simulações de ambientes reais.

 

Fazendo uma analogia com alguns personagens de filmes, se tornar um profissional certificado é ser como o agente 007, afinal ele possuí licença da Rainha para matar. Outra analogia ainda melhor é que um profissional certificado é como se tornar um Jedi (Jedai).

 

Ainda fazendo analogias com filmes, Peter Parker escuta do tio Ben o conselho: “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, o que irá se tornar a justificativa do enredo da história do Homem Aranha.

 

Acho que com essas analogias, fica fácil compreender a importância de uma certificação e porque os profissionais certificados têm seus currículos entre os pretendidos dos principais projetos.

 

Certificação substitui a faculdade?

Essa é uma questão antiga e muitos já responderam de diversas formas. A minha maneira de responder é dizendo “não”. Num passado muito distante, ter uma certificação eliminava muitos candidatos que estavam cursando uma faculdade ou até mesmo os que haviam concluído.

 

De qualquer maneira, os cursos de graduações têm o foco na teoria e nos conhecimentos gerais que podem trazer. Já as certificações são focadas em alguma tecnologia e no desenvolvimento de técnicos e especialistas nas mesmas. E para ter valor de mercado as certificações devem ser recicladas periodicamente.

 

Não vejo como objetivos não excludentes, do meu ponto de vista, acredito que um bom profissional é aquele que não estuda pelo título, mas sim pelo conhecimento. Logo ser graduado, certificado, pós-graduado e saber três idiomas é apenas investimentos no conhecimento e na evolução pessoal.

 

Além do mais, a maior parte dos bons profissionais de informática que eu conheço nem se formaram na área. É muito fácil aprender a desenvolver e se tornar especialista em uma linguagem, o difícil é encontrar um profissional sério e que entenda de negócios para desenvolver.

 

Demanda

 

Quando escutamos que os sistemas de informação estão necessitando cada vez mais recursos, já estamos atrasados, todos os dias novas tecnologias são produzidas e implementadas. Novas tendências tecnologias geram mais informações e por conseqüência estruturas mais complexa.

 

E quem mantém os ambientes complexos? Profissionais experientes, focados e com alto nível de formação. Quando digo alto nível de formação não estou me referindo somente à graduação, ou a certificação. Estou falando de pessoas que gostam do trabalho e por esse motivo se especializam cada vez mais.

 

Para concluir, a demanda existe, e provavelmente sempre existirá. Contudo, é bom não se iludir, pois uma certificação sozinha não é pré-requisito para garantir uma boa colocação no mercado de trabalho.

 

Meu conselho é muito estudo, graduação, pós-graduação, idiomas, certificações, bons projetos e paixão pelo trabalho. Isso irá determinar o reconhecimento e trará retorno.

 

Abraço, Rodrigo

Um comentário sobre “A importância de uma certificação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s