Usando o SQL Monitor para enviar emails de alertas

Usando o SQL Monitor para enviar emails de alertas

O SQL Monitor provê através dos alertas uma maneira simples de auxiliar o monitoramento. Neste post vou explicar como configurar uma conta de email e um alerta.

Configurando uma conta de email

Ao acessar o SQL Monitor, clique na guia Configurations, nesta tela há um grupo chamado Alerts, abaixo um link Email Settings.

O formulário de configuração é muito simples.

1. Send emails when alerts are raised: esta opção vem por padrão marcado e indica que ao acontecer algum dos alertas que foram selecionados para aviso o sistema enviará o email;

2. Send emails to: o endereço do email que receberá a informação, ou seja, o destinatário;

3. Send from email address: o endereço de email da origem;

4. Also send emails when: as duas opções que seguem nessa categoria indicam que quando um alerta mudar de um nível para outro, também enviará email. Por exemplo: um alerta de falta de espaço em disco está marcado para enviar email quando estiver baixo (Low), quando ele atingir o nível Médio (Medium) se este item não for marcado o SQL Monitor não enviará o email novamente, contudo se este item for marcado o agente do SQL Monitor enviará o email;

5. Outgoing mail server (SMTP): endereço do servidor de SMTP;

6. Port: número da porta que o SMTP trabalha;

7. Require a secure (SSL or TLS) connection: marque esse item se a sua conta de email requer SSL ou TLS;

8. Mail server requires a user name and password: esse item deve ser marcado caso a sua conta necessite validar usuário e senha para SMTP;

9. Account user name: caso o item 8 for marcado o campo user name será habilitado permitindo inserir o nome do usuário de autenticação do SMTP;

10. Password: a mesma descrição que o item 9, porém esse campo é para a senha do usuário do SMTP;

11. URL Settings: este item permite inserir a URL que será enviada ao email, perceba que esse campo trará a URL atual, mas você pode desejar que a URL à ser enviada seja uma URL externa.

Esses são os passos para configurar a conta de email no SQL Monitor.

Configurando o alerta

Vou utilizar o item Disk Space para exemplificar como configurar um alerta com envio de email. Para isso, na guia Configurations acesse Alert Settings e dentro dos itens que aparecerão marque o item Disk Space.

Simples assim, com esse flag conseguimos fazer o agendamento, porém podemos avançar mais e verificar quais são as opções que desejamos para o nosso padrão de espaço em disco. Clique em Configure alerts e a tela que permite personalizar o padrão para este alerta irá abrir.

Há dois pontos importantes à serem verificados aqui, o primeiro é em Alert thresholds, onde teremos uma personalização para cada alerta.

Por exemplo, no caso do espaço em disco podemos personalizar o valor percentual de cada um dos níveis, ou ainda, definir o valor em megabytes para cada nível.

Outro ponto é o item Notification que permite personalizar o destinatário para este alerta, ao invés de utilizar o destinatário padrão.

Finalizando este post, posso dizer que é muito simples monitorar os servidores SQL Server desta maneira. Podem-se distribuir as tarefas de monitoramento em uma equipe sem preocupação e diminuindo o tempo de monitoramento.

Abraço, Rodrigo

Um comentário sobre “Usando o SQL Monitor para enviar emails de alertas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s